Um pouco por todo o lado, têm aparecido artigos com mil e uma dicas sobre como nos vestirmos para enfrentar o inverno de bicicleta.
Podia colocar aqui uma enorme lista de equipamentos, fatos xpto, etc. Não o vou fazer. Vou partir do princípio, de que a vossa bicicleta já está equipada com guarda lamas e luzes – afinal de contas, quem é que compra um carro sem limpa pára-brisas ou sem faróis? Devemos exigir o mesmo para uma bicicleta – isto se queremos fazer um uso dela, que não o desportivo.
Quanto ao que vestir, remeto-vos para quem tem invernos bem mais rigorosos do que o nosso. Se há quem saiba o que vestir nestas alturas, são eles.
Rainyday @ Copenhagen Cycle Chic:
Como sempre, pessoas normais, com roupas normais… sem perder o estilo, claro!
Eu ontem fui trabalhar, vestido normalmente, tal como o faria se fosse a pé ou de carro. Uma parka impermeável, e nada mais de especial. As pernas, essas podem-se molhar um pouco com a chuva ligeira, que ao fim de 5 minutos já estão secas. Se a chuva for mais forte, das três uma: ou espero que passe, ou visto um poncho impermeável que me tapa um pouco as pernas, ou em último caso, se a deslocação for mais longa, umas sobre-calças impermeáveis (que costumam andar sempre na bicicleta – bem dobradinhas, não ocupam muito espaço).
Agora agarrem na bicicleta e vão para a rua, que a chuva não faz mal a ninguém!
EDIT (25 Nov) – Ontem, Mikael Colville-Andersen, publicou um guia de inverno, que vale a pena ver.
Quando me perguntam sobre pedalar à chuva costumo dizer que sou à prova de água! 🙂
Mas estou a precisar de comprar impermeáveis para começar a levar a bici para o trabalho.
Sem desculpa para não pedalar pela cidade & arredores todos os dias!
Viva as brilhantes iniciativas da Lisboa Cycle Chic!
Utilizo calças e casaco da AGU e tenho me dado muito bem, nunca deixei de andar de bicicleta por causa do tempo. Adoro pedalar à chuva , tem qualquer coisa de mágica.
um bom blusão e um bom calçado, umas calças na mala. Chego ao trabalho e troco. O pior nem sempre é a chuva mas a burrice dos automobilistas não podendo nos acertar com o carro, tendem a fazer pontaria nas poças…
A única alteração no meu dia-a-dia são os casacos, os de verão foram trocados pelos de inverno. Keep on riding!
[…] umas semanas atrás, coloquei aqui uma espécie de guia para o mau tempo. Bem, não era bem um guia, mais uma provocação. No seguimento da mesma, aqui fica este video, da […]