Incluído no programa da Conferência Internacional de Bloggers Cycle Chic em Barcelona, fomos dar um salto a uma povoação nos arredores de Barcelona (St Juan Despí), a convite do alcaide de lá.
Encontrámo-nos na movimentadíssima Plaza de Catalunya – a um Sábado à tarde, a quantidade de pessoas na rua é tal, que os “Indignados” acampados no meio da praça, quase passam despercebidos. Apanhámos o combóio, que tal como nos urbanos da CP, não se paga nada para levar a bicicleta, e as restrições são mínimas (há um nº máximo de bicicletas por porta).
Apesar de ser um município pequeno, St Juan Despí tem feito uma aposta considerável na promoção da bicicleta como meio de transporte, e por isso fizeram questão que este grupo lá fosse ver o que foi feito. Um exemplo, foi o investimento em dezenas de lugares de estacionamentos seguros como estes:
Aproveitaram e mostraram-nos alguns pontos de interesse do local: visitámos duas das obras de Jujol, e o centro de estágios do BFC
Terminámos a nossa visita, no edifício da biblioteca e auditório recentemente construído (muito interessante por sinal, com uma série de princípios bioclimáticos bem implementados). Aí serviram-nos um jantar acompanhado com uma excelente banda – o Mikael e o Benoit (Paris) aproveitaram para dançar com as suas bicicletas!
Como agradecimento, o Mikael ofereceu ao alcaide, uma T-shirt Cycle Chic…
(foto Hungarian Cycle Chic)
[…] artigo sobre a minha viagem a Barcelona. Já falei sobre a conferência em si e outras actividades relacionadas, sobre as Bicing, e sobre os Barceloneses nas suas próprias bicicletas. Este é sobre um negócio […]