Já não é novidade. As bicicletas partilhadas de Lisboa já estão nas ruas há alguns tempos, e têm nome: Gira – Bicicletas de Lisboa.
O sistema ainda não está todo instalado, apenas cerca de 1/3 das estações e bicicletas. Mas até ao final de Março a primeira fase estará concluída: 140 estações e 1.410 bicicletas.
Uma coisa boa, para além do óbvio serviço em si, é o município ficar com mais dados sobre o nível de utilização e sobre as deslocações e percursos – uma informação valiosa para quem está a trabalhar no planeamento da cidade.
Já há neste momento cerca de 3.000 subscritores do serviço, e por dia já são feitas mais de 1.000 utilizações do sistema! Valores que se espera virem a aumentar depressa, assim que a rede de estações comece a chegar a mais locais.
Já se sabe que dependendo das horas algumas estações poderão estar mais vazias, enquanto outras inevitavelmente ficam mais cheias. O serviço de reposição de bicicletas, tentará dentro do possível colmatar desequilíbrios, para que o sistema se torne mais eficaz.
Não adianta da minha parte estar a dar muito mais informação sobre o sistema. As dúvidas podem ser todas esclarecidas na página criada para o efeito. Com este sistema (e a rede de percursos cicláveis que irá continuar a crescer), é de esperar cada vez mais gente de bicicleta em Lisboa! Nas Giras e não só!