No passado dia 6, na sequência do evento «Visões de um mundo que lhe agrada: Caminhar no sentido de um futuro respeitador do clima», a FPCUB dinamizou um passeio que foi da Praça do Comércio até ao museu da electricidade:
“para demonstrar de que forma melhores transportes públicos, a mobilidade virtual e outras soluções inovadoras e hipocarbónicas no setor dos transportes podem contribuir para reduzir as emissões em Portugal, ao mesmo tempo que melhoram a mobilidade e impulsionam o crescimento económico.”
Estivemos lá também a registar o evento, e apesar dos coletes que tentaram “enfiar” às pessoas, consegui registar umas tantas fotos engraçadas.
Jornalistas eram mais que muitos, todos a tentar apanhar uma imagem da ministra a bordo do riquexó. Segundo as palavras dela, queria ter feito o percurso a pedalar mas devido ao facto de estar grávida de 8 meses, foram muitas as vozes dentro do ministério que se levantaram para que ela optasse antes por ser transportada.
Conta quem ia na frente com a Comissária Europeia para a Ação Climática, a dinamarquesa Connie Hedegaard, que houve quem não conseguisse acompanhar a pedalada da senhora:
Tenho dito e repetido: não é preciso ser atleta para andar de bicicleta… Mas quem anda regularmente, ganha muita pedalada num instante!
Na página da FPCUB no Facebook, podem encontrar muitas mais fotos, com muitos coletes e capacetes… Cada um é livre de os usar, mas aqui sou livre de escolher que fotos coloco…
O evento terminou com uma conferência no Museu da Electricidade, com uma sala cheia e onde tivemos oportunidade de intervir um pouco.
Mais sobre esta iniciativa europeia em http://world-you-like.europa.eu/pt/
Tem piada que vieram logo os arautos da desgraça a dizer para a ministra ir no riquexó. Na Holanda, vi mulheres grávidas de 9 meses a andar de bicileta e com os outros 3 filhos na mesma bicleta. Uma colega minha na BUgaboo foi de férias de avião 2 semanas antes do “prazo de entrega”. Muito estranhos estes Holandeses…