O que começou como um desafio lançado pela organização do Greenfest, acabou por ser um passeio bem engraçado pela Marginal. Ultrapassadas todas as dificuldades que nos surgiram ao início, e com a organização indespensável da FPCUB, conseguimos juntos proporcionar uma manhã diferente, e bem divertida.
Quem achava que 20km era muito, ficou a perceber que num ritmo calmo e sem stress, uma distância destas se faz sem problemas – e não é preciso ser atleta! Foi sem dúvida mais uma oportunidade de conquistar o espaço que normalmente está afecto ao automóvel – nem que seja por breves momentos.
A opção pelo paredão nesta parte do percurso, foi uma ajuda para quem as subidas não são a sua “cup of tea”… A linha de cascais, precisa sem dúvida de um percurso ciclável ao longo da costa – seja ele na estrada ou em paredão como estes – mas sem sacrificar o espaço pedonal.
Para o regresso à Marginal, a intervenção da polícia foi imprescindível. Nesta zona (curva do Mónaco), até para os peões é complicado circular, pois os passeios quase desaparecem!
O reabastecimento de água nos Jardins de Paço de Arcos, foi providencial, não só para refrescar, como para descansar um pouco.
Acabei por não ficar com muitas fotos, que isto de pedalar com os pequenos lá atrás, conversar com os participantes, gerir um pouco o passeio, e mais algumas coisas… não dá para tudo! À chegada, o parque de estacionamento que a organização do Greenfest preparou, permitiu que quem quisesse ir visitar o festival, pudesse fazê-lo sem stress, pois as suas bicicletas estavam vigiadas.
Não posso deixar de agradecer à FPCUB pela organização, ao Greenfest, pelo desafio e pela co-organização, aos SMAS de Oeiras que nos abasteceram de água em Paço de Arcos, ao Continente pelo “lunchbag” e à CP pelas viagens de regresso a Lisboa.
Fomos quase 200, o número que tínhamos definido como limite das inscrições. Dadas as características do passeio e outras limitações, entendemos que seria esse o limite adequado. Fica a promessa de se repetir este evento (ou um semelhante), e que da próxima, pequenos pormenores possam ser corrigidos, para que fique na memória um passeio ainda melhor!