A bicicleta vai ganhando terreno um pouco por todos os cantos da sociedade portuguesa. Na edição de Novembro, chegou em força à revista Lux Woman, na forma de uma excelente reportagem, pela mão da jornalista Marta Braga (também uma apaixonada por estas coisas de duas rodas – nas palavras dela “Foi dos artigos que mais prazer me deu escrever nos últimos tempos…”).
Um artigo cheio de estilo, com gente a mostrar como é fácil andar de bicicleta, sem precisar de roupa específica ou qualquer equipamento “especial de corrida”. As fotografias, são da autoria do Artur Lourenço, do blog Diário de Lisboa, de quem já aqui publiquei inúmeras vezes, fotografias muito boas!
Obrigado à Matilha Cycle Crew, que digitalizou e divulgou estas páginas. Obrigado à Marta e à Lux Woman, pelo artigo. E obrigado à Inês, à Micaela, à Mafalda e ao Pedro e ao Álvaro e à Ana, por darem a cara pela bicicleta!
EDIT: chamo só à atenção, para um aspecto – os capacetes “bonitos” que aparecem no artigo, revestidos a tecido, são fortemente desaconselhados por alguns especialistas.
Ora aqui está finalmente um artigo com retratos normais de pessoas normais com um discurso normal! As boas fotos e lindas bicicletas são a prova que, embora poucos, os ciclistas alfacinhas não ficam atrás dos congéneres europeus.
Excelentes testemunhos e uma peça jornalística de grande valor . Só um apontamento: os equipamentos especiais de corrida são os mais confortáveis para quem tem de pedalar dezenas de quilómetros a um ritmo mais vigoroso.
Não imaginam como fico feliz com estas noticias!
Finalmente é moda andar de bicicleta, e as mulheres estão aderir cada vez mais!
Sempre que posso, mas pelo menos 1 vez por semana, desloco-me de bicicleta para o trabalho.Moro em S.João do Estoril e trabalho em Cascais, existe um ponto ou outro mais complicado, em termos de segurança rodoviária, mas de resto, é uma deslocação que se traduz em passeio, o dia começa de forma diferente.
O trabalho realizado por diversas pessoas e entidades nos últimos 5 anos na promoção da bicicleta como meio de transporte deram os seus frutos na desmistificação deste veículo enquanto forma inteligente de deslocação. Mas acima de tudo são aqueles que diariamente utilizam a sua bici para ir até ao trabalho ou à escola/universidade que, dando o seu exemplo no terreno, estimulam os outros a fazê-lo também. Parabéns ao quase 1% de pessoas que este ano colocou a bicicleta nas ruas e avenidas da cidade de Lisboa, fazendo ver a quem passa que a bicileta veio para ficar. 2011 foi sem dúvida o ano ZERO de uma Lisboa com bicicletas. Estou curioso para ver o que o próximo ano nos reserva …
[…] viram algumas destas fotografias no artigo que aqui coloquei da Lux Woman, e há quem já as tenha visto todas no Facebook… para quem não vai lá, aqui ficam as fotos […]