Dia 22 foi o Dia Mundial Sem Carros. Foi também do dia em que terminou a Semana Europeia da Mobilidade. Para quem esteve em Lisboa, não notou certamente a diferença para os outros dias – longe vãos os tempos em que a Autarquia tinha coragem (ou ingenuidade?) para fechar zonas da cidade ao trânsito automóvel. Deveria ser um dia para encorajar os cidadãos a deixarem o automóvel por um dia. Um dia para promover as melhorias nos transportes colectivos, nas redes cicláveis e pedonais; para promover o desenvolvimento de comunidades onde os empregos estão mais perto das habitações e as zonas comerciais a distâncias que podem ser feitas a pé. Mas quase nada foi feito, quase anda aconteceu. Soube a pouco, a muito pouco.
Mas nesse pouco, algumas coisas positivas aconteceram. Começou de madrugada, com o Marquês Down Tunnel, um evento que já aqui mostrei. Foi também o último dia da aventura de Paulo Guerra dos Santos – 100 Dias de Bicicleta em Portugal. Respondi ao convite lançado, e fui uma das pessoas que se juntou a ele, para o acompanhar nos quilómetros finais da sua última etapa. Depois dos 100 Dias de Bicicleta em Lisboa, o Paulo passou os últimos 4 meses a percorrer o país de bicicleta, vestido com roupas normais (muitas das vezes, de fato e gravata) – se alguém tem promovido o conceito Cycle Chic por Portugal, tem sido o ele!
Encontrei-me com ele e com mais umas tantas pessoas, em frente à Torre de Belém, e depois seguimos pela ciclovia até ao Cais do Sodré, terminando a 100ª etapa do seu percurso, na Praça do Município.
A família Marvanejo, que o Paulo conheceu em Campo Maior, fez-se deslocar a Lisboa para o receber, com a sua última criação: uma bicicleta para 4 pessoas – uma mistura de reclinada/tandem e com 2 tag-alongs – genial o resultado de muito trabalho e dedicação.
Após o almoço, o Paulo foi recebido na Câmara Municipal de Lisboa, onde fez uma exposição sobre o seu projecto.
Nesta sessão foi ainda apresentada o projecto “Lisboa Ciclável“.
No final a FPCUB, no âmbito do protocolo que tem com a CML, ofereceu 10 bicicletas (com o apoio da Scott) à Polícia Municipal. Esperemos que a população, ao ver cada vez mais forças policiais fazerem uso da bicicleta, siga o exemplo.
Gosto particularmente do ar chic do senhor vereador.
Talvez ele devesse começar por pedalar um pouquinho mais pelas ciclovias… de Monsanto!
Boas fotos.
estou a gostar da evolução do site. parabéns!
[…] e Projecto Ciclovia (Câmara Municipal da Murtosa). já no último dia do certame, será a vez do Paulo Guerra dos Santos fazer a sua apresentação do projecto “100 Dias de Bicicleta em […]